PSD visitou o Centro Paroquial Social de São Salvador do Burgo

No âmbito do seu Plano de Acção, o PSD Arouca tem vindo a visitar várias organizações do município, no intuito de aprofundar o conhecimento sobre estas importantes estruturas que cada vez vão tendo um papel importante no quotidiano dos arouquenses. Desta feita os principais dirigentes e autarcas deslocaram-se no passado dia 9, à freguesia do Burgo, visitando Centro Paroquial Social de São Salvador do Burgo.


Guiados pelo director da instituição, Padre Américo Vilar, os sociais-democratas tiveram a oportunidade de visitar, no novo e modelar edifício, as valências desta instituição - um Centro de Dia para trinta idosos, uma Creche que alberga trinta crianças e um serviço para apoio domiciliário a cerca de três dezenas de famílias. Isto para além da dimensão de outros que passam pelos serviços de ATL (na antiga escola do Soto) e do próprio apoio a crianças e jovens que funciona na Vila de Arouca.

Foi patente a qualidade dos seus múltiplos serviços e o alcance de uma extraordinária obra social que, apesar das inúmeras vicissitudes, é hoje uma realidade graças à tenacidade do Padre Américo Vilar que foi capaz de mobilizar recursos e vontades e tornar um sonho realidade uma obra que custou cerca de um milhão de euros.

Na breve reunião realizada nas novas instalações o Padre Américo Vilar deu ênfase às múltiplas dificuldades que a instituição teve que vencer, os muitos «cabos das tormentas» e mesmo o desanimo que foi necessário ultrapassar, mostrando-se agastado com a enorme burocracia que graça em múltiplas entidades e organismos do estado. Para si foi sobretudo gratificante a generosidade dos bons amigos e do povo do Burgo, não esquecendo o importante papel da Junta de freguesia e em especial do seu Presidente (realçando o seu dinamismo e o empenho) e da Câmara Municipal de Arouca. Nesta IPSS os desafios renovam-se a cada momento e nas preocupações da Direcção está agora a uma despesa corrente anual que ascende aos 400.000 euros, pelo que todo o apoio é necessário e como tal bem-vindo.

No final da reunião André Almeida, presidente dos sociais-democratas, salientou «o bom exemplo e o extraordinário esforço feito, diariamente, pelo padre Vilar, bem como por toda a comunidade do Burgo. A obra que vemos atestam que se trata de um verdadeiro investimento, que está ao dispor das pessoas e das famílias», salientando a relevância social de equipamentos desta natureza e com esta vocação.

Enquanto acção política foi relembrada a importância de luta recorrente pelo reembolso do IVA a estas instituições, tendo André Almeida sublinhando que «é vontade do PSD continuar a trabalhar e a estar perto das forças vivas do concelho, para que se construa um projecto sério e credível, em prol do desenvolvimento de Arouca».