PSD muito activo na última Assembleia Municipal

Decorreu no passado dia 30, mais uma sessão da Assembleia Municipal de Arouca. Os deputados do PSD, estiveram particularmente activos, não só no Período Antes da Ordem do Dia, como nos diferentes pontos agendados, com especial destaque para a proposta de adesão do município à empresa intermunicipal de águas e saneamento “Águas do Noroeste”.

No período Antes da Ordem do dia os autarcas do PSD começaram por se referir às eleições legislativas de 5 de Junho, revelando através da sua declaração, a confiança que o país pode ter num novo governo que irá ser capaz de dar resposta positiva aos problemas com que o país se debate. Uma declaração que não deixou de referir a importância deste corresponder às reais necessidades do município, tendo por fim desejado os maiores sucessos para o governo de Passos Coelho.

Os deputados do PSD, neste mesmo período, apresentaram um conjunto de juízos críticos sobre diversas opções do Executivo, com especial ênfase para as polémicas obras na vila (dado os seus custos), a não reformulação da carta educativa e o adiar ou mesmo abandonar de obras incessantemente anunciadas pelo Presidente da Câmara.

Apesar de não se encontrar agendado o PSD fez um vasto conjunto de considerandos sobre o Relatório da Inspecção feito à Câmara, em 2009, pela Inspecção Geral da Administração do Território e recentemente tornado público. Em causa está o não cumprimento do estatuto da oposição (tendo sido dito que o Presidente da Câmara não o fez por capricho e falta de respeito), a situação de acumulação do Ex Vice-Presidente, Campelo de Sousa, a “violação de várias formalidades legais na fase pré-contratual, a delegação de competências no Presidente da Câmara e o questionamento das medidas que, tal como refere o relatório devam ser assumidas “visando a clarificação da situação de delimitação territorial com o concelho de Cinfães”. Questões que não obtiveram uma resposta cabal por parte do Presidente da edilidade.

Num dos pontos mais importantes da Ordem de Trabalhos – a adesão à empresa “Águas do Noroeste” os deputados municipais do PSD fizeram um vasto conjunto de intervenções assertivas, questionando em termos políticos e técnicos quer o Presidente quer os responsáveis da empresa, que se encontravam presentes. Pediram esclarecimentos e contribuíram grandemente para que a opção tomada (da adesão) fosse feita em plena consciência e com sentido de responsabilidade.